A autoavaliação auxilia a conquista de nossos objetivos.

Compreender onde estamos e para onde queremos ir é essencial na vida de qualquer pessoa. Do contrário a gente vai vivendo, como na canção do Zeca Pagodinha “… vida leva eu…”, e seguimos sem rumo, sem um norte para guiar nossos passos. Por isso estabelecer objetivos e com o auxilio da autoavaliação fica mais fácil ir na direção de nossos objetivos e sonhos.

É fundamental a pessoa conhecer-se cada vez mais e desenvolver o hábito de se autoavaliar. A autoavaliação é uma ferramenta poderosa que facilita e propicia o autoconhecimento.

Cultivar um estado emocional positivo é crucial para o bem estar mental da pessoa e esse estado mental positivo pode ser treinado e cultivado.

O cuidado com o uso das palavras também é importante para favorecer um estado psicológico receptivo positivo. Então vou fazer uma distinção entre autocrítica, autoavaliação e a sua relação com a autoestima e .

Autocrítica

A palavra crítica embute em seu significado a habilidade em julgar, portanto,  autocrítica inclui o julgamento de seus próprios atos. A autocrítica é a pessoa observar as próprias qualidades e defeitos.

Assim, a autocrítica está ligada a capacidade da pessoa se relacionar consigo mesma, em especial nas situações de fracasso e perda. Quando a frustração bate a porta,  a pessoa desencadeia um intenso questionamento sobre seus atos, vivenciando muitas vezes o sentimento de medo devido à desaprovação e a crítica exagerada.

É comum o excesso de crítica provocar sofrimento na pessoa a tal ponto que a ela se sente incapacitada de se auto corrigir. Quando a pessoa não consegue mais administrar  adequadamente a autocrítica, ela acaba se autodesvalorizando perante a si mesmo e perante aos outros. É quase como se ela acreditasse que ela tem um defeito de caráter e que nada pode ser feito à respeito. Muitas doenças psíquicas tem como  componente a autocrítica exacerbada, que acaba afetando negativamente a imagem que a pessoa tem de si mesma e mina a sua autoestima.

Então, a palavra autocrítica acaba tendo para muitas pessoas uma conotação bastante negativa.

Autoavaliação

A palavra avaliar remete mais ao sentido de apreciar, qualificar, estimar, medir analisar, e pode se dizer que é um ato de julgamento mais suave, com uma conotação bem mais positiva do que a palavra crítica.

Não é a pessoa fingir que não vê suas fraquezas, seu lado sombra. É entender que este lado menos favorável faz parte de sua personalidade, que pode ser melhorada, aprimorada e transformada.

Como no processo do coaching, o ideal é que a pessoa meça e quantifique as mais diversas áreas de sua vida, entre outras: pessoal, relacionamentos, profissional e espiritual; atribuindo uma nota, de forma a ficar mais concreto o grau de satisfação ou insatisfação.

Realizar esta autoavaliação de tempos em tempos é essencial para identificarmos tanto as nossas qualidades como os pontos de melhoria em nossa personalidade e medir o quanto estamos indo na direção de nossos objetivos. Assim, enxergamos o que já foi realizado e o que ainda falta a ser feito.

Sem uma reflexão profunda de quem somos hoje, de onde estamos e para onde queremos ir, acabamos nos desconectando de nossa essência.

Autoestima

Já a autoestima é a capacidade da pessoa sentir satisfação consigo mesma. É a pessoa ter aceitação de si mesma, com suas grandezas e fraquezas. É entender que estamos caminhando o caminho de aprendizado e desenvolvimento pessoal. É amar-se. É compreender que a nossa essência é pura, divina, perfeita e que estamos neste espaço e tempo de dualidade para aprendermos a manifestar cada vez mais a perfeição de nossa essência.

Normalmente gostamos de desafios, de superar obstáculos e de conquistar nossos sonhos e metas é como nos sentimos vivendo com propósito e sentimento de realização. A chave para isto é ter clareza de quem somos, o que queremos e planejarmos as etapas para concretizar nossas metas.  É entrar em campo.

Use a autoavaliação, não para fomentar a sua autocrítica e sim como um instrumento de crescimento pessoal.

foto: Rickdesginer l Pixabay

Receba Conteúdo Inédito. Inscreva-se

Receba grátis Ebook com 10 exercícios para você Avaliar seu momento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *