A importância do planejamento individual

Você já pensou na importância do planejamento individual de metas? Quando você trabalha em uma empresa, qualquer empresa, você já ouviu falar no planejamento anual, nas metas que são estipuladas para as equipes e você acha isto a coisa mais natural do mundo.

A questão é que tendemos achar normal as empresas realizarem seu planejamento, darem metas desafiadoras para seu funcionários e no campo pessoal nem nos passa pela cabeça um planejamento sério.

É claro que no dia 31 de dezembro de cada ano você pensa naquilo que você deseja para o próximo ano, faz os seus pedidos na passagem do ano, pula sete ondinhas e na semana seguinte ao ano novo o assunto já está esquecido, ou na melhor das hipóteses vem aquela vozinha que diz: “você precisa começar a sua dieta”, mas aí você está em féria e quem faz dieta em férias?

Então este suposto planejamento não é algo estruturado, com foco e comprometimento, acaba quase que fazendo parte do ritual de passagem de ano e isto é uma pena.

Há várias razões pelas quais as empresas realizam o planejamento anual e será que não há ainda mais motivos para as pessoas individualmente realizarem o seu planejamento pessoal e não é só referente às metas que a empresa coloca, é sobre si mesmo.

Você é a pessoa mais importante em sua vida!

Então, é essencial nos habituarmos em refletirmos nas diversas áreas ou dimensões de nossa vida.  Se pensarmos de uma forma abrangente podemos dividir nossa vida em quatro macro áreas: Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida.

Como você pode observar, a parte profissional corresponde  apenas a 25% de nossa vida e costuma ser a única que damos alguma atenção mais estruturada.

Quando se fala em área pessoal, é para refletir sobre o seu desenvolvimento pessoal, o equilíbrio de seu mundo emocional, quanto você está se realizando enquanto pessoa e será que você está alinhada com o seu propósito de vida? Como anda a sua saúde e ânimo?

Reflexão sobre as mais importantes áreas:

Vivemos em sociedade e uma vida isolada é quase insuportável para nós. Uma parte significativa, fonte de grandes tristezas e alegrias, decorre dos relacionamentos que temos ou tivemos. Não há pessoa que não tenha algum tipo de relacionamento ou vínculo afetivo com alguém. São os relacionamentos quem dão sentido a nossa vida. Então analisar a qualidade de nossos relacionamentos, de nossa vida social, o que pode ser melhorado e o que precisamos descartar de nossa vida é fundamental. Esta avaliação deve ser feita em um momento tranquilo. Algumas perguntas que ajudam nesta reflexão: como está o seu relacionamento no trabalho, com seus filhos, companheiro, com seus pais, amigos? Você tem dado a devida atenção às pessoas mais importantes em sua vida? Como você pode melhorar o seu relacionamento com seu marido, namorado?

Já no campo  profissional cabe a pergunta se você está realmente fazendo aquilo que você gosta, se você tem reconhecimento pelo seu trabalho, inclusive em termos de remuneração.

A quarta grande macro área em nossa vida esta relacionada com a qualidade de vida. Neste contexto entende-se por qualidade de vida os momentos de lazer,  a satisfação com a vida em geral e a dimensão de sua espiritualidade.

Aproveite este instante em que você está lendo este artigo e faça uma rápida reflexão sobre essas áreas….. Você costuma pensar sobre você mesma de uma forma tão holística?

Como você é a pessoa mais importante em sua vida, desenvolva o hábito de refletir de forma global sobre si mesma. Isso ajuda a identificar de forma mais sistematizada aquilo que pode ou deve ser melhorado para alcançar uma vida mais equilibrada e aquilo que sonhamos em conseguir.

A importância do planejamento individual

Cuide de si mesma com carinho e com a determinação que você merece. Arrume um tempo para você refletir sobre essas áreas mais importantes de sua vida e faça um planejamento, estabelecendo metas e objetivos a serem cumpridas no período de 12 meses. É bom avaliar o andamento das metas a cada três meses, tal como se faz nas empresas.

Não deixe para depois! Você verá que vale a pena.

foto: bykst l pixabay.com

Receba Conteúdo Inédito. Inscreva-se

Receba grátis Ebook com 10 exercícios para você Avaliar seu momento!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *