As dificuldades fazem parte da vida

As dificuldades fazem parte da vidaQuem não gostaria de se sentir energizado, motivado e feliz todos os dias? Acredito que praticamente todo mundo. Só que a realidade não é assim e as dificuldades fazem parte da vida.

Será que se as coisas fossem sempre fáceis, conseguíssemos tudo sem esforço daríamos valor?

Vivemos em um mundo da dualidade. Noite e dia, sol e chuva, vida e morte e assim por diante. Nós só temos a capacidade de conhecer e reconhecer algo a partir desta dualidade, então, nós só podemos conhecer a nós mesmos a partir da existência do outro. Se não houvesse o outro, o diferente, como poderíamos reconhecer e identificar nossas singularidades?

As dificuldades fazem parte da vida

Vivemos em uma época em que “temos” que ser feliz. A propaganda incentiva isto enormemente: “compre isto…, faça uma viagem espetacular….”, com a promessa que aquele produto ou experiência trará a felicidade.

Quando perdi minha mãe há 15 anos fiquei mal. Era uma tristeza imensa e várias pessoas queriam me motivar, só que eu estava triste. Eu tinha o direito de estar triste, de chorar de sentir saudade… Podemos desejar força para alguém em um momento desafiador, um ombro amigo, sobretudo demonstrar nosso apoio.

Cada um de nós tem o direito de ficar triste, chateado, desanimado…

A vida é desafiadora

Nada é garantido, apesar de vivermos como se fosse. Temos aprendizados diários. Estamos nesta dimensão, vivos, por alguma razão maior que nem sempre conseguimos entender. É difícil explicar as tragédias que acontecem. É mais difícil ainda aceitar a dor, a frustração, a injustiça, o medo e tantas coisas que acontecem com todo mundo.

Não sabemos o que se passa no intimo de cada um. Muitas pessoas colocam uma máscara, não só para os outros, mas para si mesmo e desse modo se escondem…

Herói é aquele que segue adiante

A grande questão é quanto permitimos que as tragédias e dores nos paralisem. O grau de resiliência de cada um, ou seja, a capacidade de adaptar e superar as adversidades, sobretudo de seguir adiante apesar de…

Muitas vezes é mais fácil desistir e se entregar ao vitimismo, ainda que legitimamente, a tentar vencer a batalha. A vida é o que fazemos com aquilo que dela recebemos. Na história da humanidade e se olharmos a nossa volta podemos encontrar os verdadeiros heróis. São aqueles que encararam as tragédias pessoais e fazem o melhor que podem em cada situação. Sem se lastimar, assumindo responsabilidade pela maneira como reagem à esses desafios.

Esta opção sempre nos é dada em qualquer circunstância: ou seja, a de escolher o significado que daremos às experiências que forçosamente passamos.

Descubra pelo WhatsApp como ter uma Vida mais Vibrante!

Há um livro maravilhoso para reflexão: “O Sentido da Vida”, de um psiquiatra sobrevivente ao campo de concentração nazista Viktor Frankl. Uma de minhas frases prediletas dele e que resume bem isto é:

“Nunca e em circunstância alguma é sobre aquilo que esperamos da vida, e sim, sobre o que a vida espera de nós”.

Permita-se viver a sua dor.  Como canta Maria Bethânia em “Volta por Cima” Maria Bethânia

“Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava

Um homem de moral não fica no chão
Nem quer que mulher
Venha lhe dar a mão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima.”

Se quiser me escreva.

foto: veeterzy l unsplash.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *