Coaching: o que é

Provavelmente você já ouviu falar em coaching e talvez você queira saber sobre o coaching o que é. O coaching é uma metodologia de treinamento e desenvolvimento pessoal.

Com origem na Idade Média, a palavra coaching  começou a ser usada nas universidades inglesas para designar o tutor, de um aluno, em meados do século 19.

Nos tempos modernos o coaching começou a ser utilizado no tênis para treinar jogadores a terem um desempenho melhor. Observando os resultados alcançados o coaching foi sendo incorporado pelo mundo corporativo para que os profissionais obtivessem mais desempenho.

O processo de coaching não é terapia, nem mentoria, muito menos uma consultoria.

Ao contrário da terapia que olha para o passado, o coaching tem foco no futuro e sua metodologia visa que o cliente, chamado de coachee, possa alcançar o seu objetivo.

Qual é o papel do coach

O coach é o profissional que irá orientar o coachee (cliente) a alcançar o chamado estado desejado, ou seja, sua meta e objetivo. Para tanto ele irá utilizar-se de ferramentas e técnicas próprias do Coaching para que o coachee concretize a sua meta.

Como transcorre o processo de Coaching?

O coaching é um processo com tempo determinado de execução, ele tem objetivos concretos e mensuráveis. Dependendo do profissional que aplica a técnica, o processo pode variar entre 10 a 12 sessões, via de regra, com periodicidade semanal. Eventualmente pode ser feito um processo mais curto como de 4 sessões com focos bem específicos.

Logo na primeira sessão já é fixado o objetivo a ser alcançado com o processo. Como absolutamente tudo nesta metodologia, o objetivo é estabelecido em comum acordo entre o coach e o coachee.

Agora, é bom ter em mente, que existem objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, é necessário verificar a viabilidade de se alcançar um determinado objetivo. Por exemplo, ir para a lua para um não astronauta não é um objetivo atualmente viável. Já, emagrecer 10 quilos em um ano é uma meta que pode ser atingida ao longo de um ano.

Será que prejudica o fato do processo durar 10 semanas e a meta do peso desejado ser de 10 meses? A resposta é não. A metodologia permite a fixação  metas que serão atingidas em longo prazo.

O coachee e coach irão refletir de que maneira o resultado será alcançado ao longo do tempo.

No coaching os resultados são mensuráveis de forma objetiva e concreta.

Assim, cada sessão de coaching tem um tema específico que será trabalhado e em conjunto são definidas tarefas que serão realizadas pelo coachee até a próxima sessão de coaching. Por isso é muito importante o comprometimento  do coachee com a metodologia e realização das tarefas, para que a meta seja alcançada.

É um trabalho construído a quatro mãos, em que nada é imposto e tudo é acordado entre o coach e coachee.

Qual meta pode ser objeto de coaching

A metodologia pode ser aplicada a praticamente todos os objetivos, quer profissionais, pessoais, de relacionamento, de bem estar, etc., tendo em mente que podemos mudar a nós mesmos e não temos o poder de mudar o outro.

foto: Imelenchon l Morguefile

Receba Conteúdo Inédito. Inscreva-se

Receba grátis Ebook com 10 exercícios para você Avaliar seu momento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *