Como descobrir o seu propósito

Como descobrir o seu propósitoTalvez você já tenha ouvido falar em propósito ou leu algum lugar a importância do propósito. É possível que você vive esbarrando na palavra e fica se perguntando o que é isso afinal. Você quer saber como descobrir o seu propósito ou pelo menos de compreender o que é? Você só precisa continuar a leitura.

Pare e pense um pouco o que te motiva a levantar todos os dias da cama? Acredite, não é uma pergunta banal. Por sinal ela é bem profunda e muitas vezes quando faço esta pergunta, a pessoa engasga e não sabe responder.

Você consegue responde-la agora?

A resposta para esta pergunta aparentemente simples é uma boa pista para o seu propósito.

Propósito: o que é isso afinal?

O propósito está ligado a tudo aquilo que você ama fazer e nem percebe o tempo passar. É realizar algo que realmente gostamos. A missão é a nossa razão de ser e o propósito é o porquê fazemos determinada coisa.

Quando não se conhece o propósito é comum a pessoa sentir-se vazia, sem uma razão para levantar pela manhã. Ele é a justificativa de termos motivação de sair da cama para viver o dia.

Na realidade é o por que você nasceu, a razão de sua existência.

Aspirações mais profundas

O propósito está relacionado ao nosso senso de identidade e está baseado em nossas crenças e valores.

Tem a ver com perguntas como: pelo que você vive? O que te faz ser quem você é? O que te motiva ir além? Pelo que você deseja ser lembrado quando partir deste mundo.

Através do propósito é como temos a oportunidade de colocar em prática da melhor forma possível os talentos que dispomos. Nossas ações, objetivos e sonhos, estão todos associados às nossas aspirações mais profundas.

A falta de propósito é o que faz muitas pessoas sentirem-se infelizes com a vida que levam.

Como descobrir o seu propósito

É importante descobrir e entender o que nos inspira, motiva e nos torna plenos. Quando conhecemos o que gostamos nada mais é obrigação, pois nos sentimos motivados e energizados em fazer o nosso melhor, pois é um prazer.

Quando você se conhece bem, fica muito mais fácil descobrir o seu propósito.

Reserve uma meia hora para você refletir em um local bem sossegado. Desligue o celular e peça para não ser interrompido. Com papel e lápis na mão, responda com total sinceridade as perguntas abaixo:

  • Quais são meus 5 maiores talentos?
  • O que te faz perder a noção do tempo e espaço e concentrar-se profundamente?
  • O que me faz sentir vivo? O que me faz vibrar?
  • Como seria sua vida se não tivesse isso?
  • O que eu defenderia com unhas e dentes?
  • O que você mais ama fazer na vida?

Agora que você já respondeu as perguntas acima, você já tem uma noção do seu propósito. Vale a reflexão do quanto você está realmente vivendo o seu propósito.

Se você achou difícil responder estas perguntas ou ainda não conseguiu identificar o seu propósito, estou aqui para te ajudar.

Forte abraço e até breve.

Flavia

Foto: Robin Benad I unsplash.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *