Como encontrar tempo para crescer

Muitas vezes culpamos a falta de tempo pela nossa estagnação pessoal e o nosso não aprendizado de coisas novas. Você sabe que isto é uma realidade. Eu quero te mostrar aqui como encontrar tempo para crescer. Você já pensou na possibilidade de usar os feriados para aprimorar seu desenvolvimento pessoal?

Como assim? Vou abrir mão do meu feriado? Achamos a coisa mais natural relaxar nos feriados e finais de semana, se bem que nem sempre é um descanso verdadeiro. Faz bem para sua mente, corpo suas relações pessoais e sociais ficar “de boa”. Nada como relaxar, esquecer redes sociais, whatsApp e computador, dando atenção para a família e amigos. Jamais abra mão disto.

Agenda

Será que durante um ano todo, não é possível usar um feriado ou outro para adquirir novas habilidades e competências? Quem disse que precisa ser uma coisa chata ou enfadonha? Não precisa nem estar diretamente ligado à sua atividade profissional. É tudo uma questão de planejamento, da agenda que você monta para você. Aliás, falando em planejamento,  você faz sua agenda efetivamente? Vou falar sobre esse tema em um outro artigo.

O que desenvolver?

Você precisa pensar nos objetivos que deseja alcançar, tanto na vida pessoal como na profissional. Faça uma rápida análise de como está a sua vida profissional, o que está faltando ou atrapalhando  o seu progresso. Pode ser alguma competência ou habilidade necessária para você ir para o próximo nível.

Na vida pessoal, talvez você tenha o desejo de apreender a pintar, ser um “chef de cuisine” para preparar pratos deliciosos para seus amigos degustarem ou pode ser que você queria ser uma pessoa mais zen e queira passar um tempo em algum retiro para entrar mais profundamente em contato com o seu interior. Talvez aprender a meditar ou aprender a velejar. Vale qualquer coisa diferente.

Quebrando crenças

A questão central é que temos que quebrar esta crença que talvez a gente  traga do tempo da escola. Sabe qual crença é? A de que aprender coisas novas seja algo chato. Pelo contrário, é a possibilidade de você fazer novas amizades, que compartilham o mesmo interesse que você e aprender coisas que você tenha real vontade e prazer. Isto é desenvolvimento pessoal.

Eu, por exemplo, vou passar  o próximo feriadão em uma imersão de seis dias para aprender novas técnicas e habilidades de coaching. Será que você não se anima a aprender algo novo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *