Como ter clareza quando se está perdido

Como ter clareza quando se está perdidoQuando não se sabe bem o que se quer, fica muito mais difícil alcançar qualquer coisa. Na maioria das vezes temos alguma clareza daquilo que não queremos, o que é um primeiro passo, mas é insuficiente. Como ter clareza quando se está perdido, meio sem rumo é muito importante, pois quando não se sabe o que se quer alcançar, qualquer caminho serve! Vou repetir, sem clareza qualquer caminho serve.

Mesmo que se tenha uma vaga noção daquilo que se quer, isto não basta. Na correria do dia a dia, fica-se tão absorvido, que não se reserva um tempo para parar e refletir sobre a própria vida, sonhos, quem somos e o que queremos.

O primeiro passo é ter clareza

Sem clareza o caminho fica mais difícil e demorado. A clareza não nasce ao acaso. Ela é antes de mais nada o resultado de muita reflexão e  de um profundo autoconhecimento, e, portanto, exige esforço e tempo.

Quando se adquire clareza daquilo que se quer, do objetivo, meta ou sonho, tudo muda! É que tendo clareza começamos a pensar e a pautar as nossas ações em função do objetivo que se quer alcançar, simples assim! Isso faz toda a diferença. Vamos melhorando os resultados através do autoconhecimento.

Como ter clareza quando se está perdido

Começamos a ter clareza quando efetivamente procuramos nos conhecer melhor. Um excelente meio para isto é procurando responder perguntas profundas tais como:

Quem sou eu? Quais são meus valores? Onde estão os meus pontos fortes e onde estão os pontos fracos? O que quero alcançar na vida? Quais são minhas paixões? O que me energiza e o que tira minha energia? Qual é o meu propósito? Como quero ser lembrado?

Estas são apenas algumas das perguntas que aprofundamos durante o processo de coaching. São as respostas para essas e outras indagações semelhantes é que vão construindo dentro de nós a clareza necessária.

O que você quer para seu futuro?

É se questionando continuamente sobre quem somos e o que queremos é que, aquilo que estava nebuloso, começa a ficar mais definido. A  imagem vai ficando nítida. Você começa a ter uma visão de futuro, de onde você quer chegar. Você passa a imaginar e a saber detalhadamente o sonho que quer alcançar. Você percebe o seu papel e a sua contribuição para sua família, trabalho, sociedade e para  mundo e a entender o seu propósito e missão de vida.

Tendo esta clareza a vida passa a fazer muito mais sentido e chances são de que você vai se sentir muito mais energizado, pleno e realizado.

Então, pense agora e anote em um papel, o que você gostaria de alcançar em um mundo ideal. Se estiver difícil, não tem problema, estou aqui para te ajudar.

Um abraço e até a próxima.

Flavia

foto: Free-Photos I pixabay.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *