O fracasso não existe.

Você talvez esteja pensando, como o fracasso não existe? Vamos deixar bem claro desde agora, o fracasso só será um fracasso quando você  achar que é um fracasso. Quando você definitivamente desistir de tentar alcançar o objetivo que você queria.

Claro que existem momentos em que as coisas não dão certo ou melhor, não saem do jeito que gostaríamos. Digamos assim, que são derrotas temporárias.

Aprendizados das “derrotas”

Cada tentativa que não gera o resultado esperado pode ser interpretada ou como um fracasso ou exatamente como uma tentativa que não deu certo. Esta aparente derrota contém aprendizados super importantes se você prestar bem a atenção.

O primeiro que salta aos olhos é que da maneira como foi planejado e efetivado o processo para você alcançar o seu objetivo desejado não deu certo. Isto por si só já é um aprendizado incrível! Você acabou de eliminar uma das possibilidades.

Cuide de seu “Mindset”

O próximo passo é arregaçar as mangas e  analisar tudo o que foi feito para tentar identificar o que não deu certo. Faça uma avaliação objetiva, evitando ficar se culpando e achando que para você nada dá certo e que você não é mesmo capaz. Cuide de seu modelo mental (mindset). Acredite em si mesmo.

Novos caminhos

Comece a pensar o que você poderia fazer diferente para alcançar o seu objetivo, lembrando que não adianta fazer igual. O que será que precisa ser mudado: o plano de ação, a estratégia, conseguir aliados, mais pesquisa, uma nova habilidade? Ouse, experimente novas possibilidades. É através da tentativa e erro que conseguimos avançar.

Persistência

Definitivamente esta é a palavra-chave. Sem persistência dificilmente você conquistará seus sonhos!  A diferença entre ganhadores e os que se sentem fracassados, é a persistência. É a falta dela que faz muitas pessoas desistirem de seus objetivos.

Em geral nós só registramos e admiramos o sucesso que os outros alcançam, sem prestar atenção nas “derrotas”, tropeços e dificuldades que tiveram que ser superados no caminho. É a persistência que sedimenta os resultados extraordinários, aliadas à imensa vontade de vencer e de alcançar o objetivo almejado.

Isto é um “mindset” vencedor. Entender que as supostas “derrotas” do trajeto são apenas degraus que precisam ser escalados rumo ao sucesso.

Aproveite este exato instante para refletir sobre a sua capacidade de persistir no seu objetivo e se dê uma nota de zero a dez. Depois, pense naquilo que é necessário fazer para você persistir na busca de seu objetivo.

 

foto: StuartMiles l freerangestock.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *