Sabotadores – Neutralize Seu Maior Inimigo Interno

Sabotadores - Neutralize Seu Maior Inimigo Interno Talvez você conheça aquela situação em que você toma uma decisão, por exemplo: “amanhã começo um programa de condicionamento físico” e quando você se dá conta já se passaram algumas semanas e nada de começar… Temos vários inimigos ocultos que nem nos damos conta e é importante que você o conheça, para que você descubra seus sabotadores – neutralize seu maior inimigo interno.

Muitas vezes nem sabemos direito o motivo pelo qual nos propomos a fazer algo e nem começamos ou talvez você até comece e depois de duas semanas desiste.

Quem já não passou por isso? Um bom exemplo disso são as resoluções de ano novo. Quantas resoluções que você tomou no início deste ano que você já cumpriu?

Como é Seu Diálogo Interno?

Você com certeza já percebeu que você está constantemente dialogando com você mesmo, em sua mente. E, na sua, na minha, na nossa mente temos a voz do bem e a tal vozinha que nos coloca para baixo.

Sabe aquelas frases:

– Não sei dizer não
– Procrastino muito! Sinto culpa pois o que faço é pouco
– Será que vou conseguir entregar o que esperam
– Tenho medo de fazer errado

E por aí vai.

Sabotadores – Neutralize Seu Maior Inimigo Interno

Os Sabotadores são padrões mentais e emocionais automáticos e habituais que desenvolvemos ao longo de nossa vida.

O nome que damos para eles é exatamente o que fazem. Eles sabotam qualquer iniciativa sua diariamente! Aqui estou trazendo para você o essencial de um conteúdo muito bom que tirei de um livro chamado Inteligência Positiva, de Shirzad Chamine.

Ao todo são10 sabotadores: Crítico, Insistente, Prestativo, Hiper-Realizador, Vítima, Hiper-Racional, Hipervigilante, Inquieto, Controlador e Esquivo.

Neste conteúdo eu vou me concentrar apenas no Crítico, por ser o Sabotador universal e o mais importante.

Compreendendo o Cérebro Sobrevivente 

Vamos primeiro entender uma coisa, os Sabotadores estão ligados a parte mais primitiva de nosso cérebro, que é responsável pela nossa sobrevivência física e emocional. Por isso ele é chamado de Cérebro Sobrevivente. É o instinto que temos, que identifica rapidamente um perigo e decide se vamos fugir ou lutar. Essa decisão desencadeia uma série de reações químicas em nosso corpo, preparando nossa reação de fugir ou lutar, que inclusive modifica todos os nossos sentidos e percepção do que se passa ao nosso redor. 

Crítico é seu inimigo número um 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *