Você conhece seus valores?

Todos nós temos um conjunto de crenças e valores, que estão diretamente ligados à nossa cultura, história de vida, vivências e percepções que temos do mundo. Valores são um conjunto de características de uma pessoa e que determinam a sua maneira de se relacionar com as pessoas e o mundo à sua volta. Como nosso valores guiam nossas atitudes e comportamentos faço a pergunta se você conhece seus valores?

Conhecendo seus valores

Você já parou seriamente para refletir quais são seus valores? Você sabe dizer quais são? Uma boa maneira de você começar a perceber esses valores é você refletir sobre o que é importante para você. Quais são as suas prioridades? O que te motiva? O que dá sentido à sua vida? Ainda que você não tenha total consciência de todos os seus valores, eles se manifestam diariamente em toda nossa comunicação, ação e expressão.

A devolutiva de seu meio

As mensagens que você recebe dos ambientes em que você convive, familiar, profissional, social, com os amigos condizem com a sua percepção de você mesmo? Quando você nota que há uma incongruência entre aquilo que você é e o que o seu meio percebe sobre você, é a hora de você prestar atenção ao que você está transmitindo para os outros. Procurar identificar o que causou a imagem errada. É bem provável que esteja relacionada à falta de clareza dos próprios valores.

Valores sobre algumas áreas de sua vida

  • Saúde: Qual é a importância da saúde e disposição em sua vida e quanto você cuida dela? Vale lembrar que a saúde está diretamente relacionada a qualidade de vida.
  • Relacionamentos: como você se relaciona com sua família, amorosamente, amigos, colegas de trabalho, o que é importante em cada um desses relacionamentos?
  • Trabalho: Qual é a sua percepção do trabalho? É algo prazeroso ou insatisfatório? Traz realização ou é uma fonte de insatisfação? Como você gostaria de se ocupar e contribuir para o mundo, sociedade, família, amigos ou emprego?
  • Dinheiro: qual é o valor ou a importância que o dinheiro tem em sua vida? Quanto a sua situação financeira te motiva ou te deixa desenergizado?
  • Desenvolvimento Pessoal: quanto você se dedica ou procura se conhecer melhor? Isto é uma prioridade em sua vida ou é pura perda de tempo?
  • Espiritualidade: Você conhece o seu propósito de vida? Você acredita em alguma força superior ou não. Qual é a relação que você tem com sua espiritualidade?

Valores não são imutáveis

Ao longo da vida e conforme as experiências pelas quais vamos passando, os valores podem mudar. Algo que era importante deixa de ser e o que não tinha valor passa a ter uma grande relevância.

Conhecer e ter consciência de nossos valores é autoconhecimento e importante guia para nossas decisões.

foto: ColiN00B l Pixabay.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *