Melhorando os resultados através do autoconhecimento

Melhorando os resultados através do autoconhecimentoUm dos pilares do processo de coaching é propiciar uma reflexão profunda do coachee (cliente). A finalidade é ele ir melhorando os resultados através do autoconhecimento.

Exceto se reservamos em nossa rotina diária um tempo para meditação e autoavaliação, acabamos deixando isso de lado.  Já falei em outro artigo sobre os benefícios da autoavaliação.

Quando aprofundamos o nosso autoconhecimento, vamos ampliando a consciência de nossas qualidades ou se preferir fortalezas e na outra ponta das nossas dificuldades e bloqueios.

Melhorando os resultados através do autoconhecimento

A chave para melhorar qualquer resultado reside nesse conhecimento que temos de nós mesmos.

Quando não conhecemos nossos bloqueios e medos, eles interferem na nossa ação sem percebermos e com isso perdemos a capacidade de  enfrentá-los e de trabalhar essas dificuldades.

Como o coaching foca na conquista de um objetivo, que é um resultado que pode ser medido, é essencial aumentar a consciência do coachee (cliente) sobre si mesmo. Isso é fundamental para minimizar essas interferência inconscientes que o sabotam na conquista de melhores resultados.

Sabe aquela pessoa que se esforça, faz de tudo para conseguir algo e praticamente não sai do lugar? Então, ela deve ter algum bloqueio inconsciente que literalmente sabota todas as suas tentativas.

Dentro da metodologia aplicada pelo coaching e das perguntas poderosas que são feitas, o coachee acaba conhecendo novas facetas de sua personalidade.  Ele descobre bloqueios que ele nem sabia que existiam. A tomada de consciência de qualquer aspecto que era desconhecido permite a reflexão sobre prováveis causas e efeitos. O que aquela característica pode estar influenciando em sua vida. Com isso o coachee poderá criar mecanismos para contornar essa dificuldade, ressignificá-la ou até descartá-la.

Obtendo mais resultados

Uma das muitas técnicas empregadas neste processo são reflexões sobre como o coachee  acredita que o outro o enxerga e vê. O coachee poderá descobrir coisas sobre si mesmo que ele nem imaginava, apenas neste exercício de olhar para si mesmo através dos olhos dos outros.

Há várias formas de você aumentar o seu autoconhecimento, o coaching é uma delas.

Procure fomentar o seu autoconhecimento de todas as formas possíveis.

Se você tem alguma dúvida você pode me procurar.

Até logo.

Grande abraço,

Flavia

foto: johnhain l pixabay.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *